O movimento cooperativista é plenamente articulado à doutrina e à identidade que lhes são peculiares. Assim sendo, possui símbolo representativo e data comemorativa.
No Brasil, algumas instituições e cooperativas utilizam os pinheiros como símbolo de representação do cooperativismo, Dois pinheiros simbolizam a união e a coesão. Já o círculo, a eternização – não tem começo, nem fim. O verde escuro dos pinheiros demonstra o princípio vital da natureza. O amarelo, o sol – fonte permanente de energia e calor.
Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), não existe uma única linguagem visual da cooperação ou imagens, que possa ser reconhecida em todas as regiões ou países. Nos diferentes países, a cooperação está associada a vários símbolos, por exemplo, dois pinheiros, um arco-íris, duas mãos unidade ou um amanhecer.
O símbolo do cooperativismo brasileiro é constituído por:
Dia Internacional do Cooperativismo
Em 1923, em um congresso da Aliança Cooperativa internacional – ACI, foi instituído o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, desde então, no primeiro sábado do mês de julho de cada ano.
Fonte: Fundamentos do cooperativismo – série cooperativismo – SESCOOP. Brasília.