A Coopercocal encerrou com chave de ouro, na noite de sexta-feira (19), o ciclo de encontros nas comunidades de Urussanga. O último evento aconteceu em Rio Molha e reuniu um grande público, confirmando o sucesso da iniciativa que aproximou ainda mais a cooperativa dos associados.
Antes do Rio Molha, as comunidades de Belvedere, Rio América, Rio Salto, Rio Carvão, Santana, São Pedro e Palmeira Alta já haviam recebido a equipe da Coopercocal. Em cada encontro, foram apresentados os investimentos realizados, a estrutura da cooperativa e as novidades para os próximos anos, além de ouvir de perto a opinião da comunidade.
Durante a programação, um dos destaques foi o investimento em Rio Molha e Alto Rio Molha, que recebeu R$ 1,7 milhão em expansão, renovação e ampliação de redes. Uma das famílias beneficiadas foi a da atual presidente do CAEP de Rio Molha, Camila Bueno. Ela lembrou da transformação vivida quando chegou à comunidade.
"Ao chegar, a região onde fui morar nem possuía rede elétrica, mas rapidamente a Coopercocal realizou todas as ligações necessárias para levar energia até lá. Todas as vezes que nós precisamos, nós fomos atendidos, tanto como comunidade, quanto como pessoa física. Mas não é só ser atendido: é ser muito bem atendido. É um atendimento humanizado. A gente se sente acolhido. Não é difícil falar com o presidente, não é difícil falar com quem a gente precisa", destacou.
A moradora do Alto Rio Molha, Laiane de Araújo Sousa de Assunção, também destacou a qualidade do atendimento da cooperativa. "O atendimento é excelente, são muito prestativos e nos atendem com bastante agilidade e eficiência. Somos muito gratos e satisfeitos com o serviço da Coopercocal. É de extrema importância a gente estar por dentro dos investimentos, dos valores que o associado entrega nas mãos da cooperativa, sabendo que é feito um bom trabalho."
O morador do Rio Molha, Neri Tramontin Cataneo, reforçou: "É excelente o atendimento, muito bom. Só tenho que agradecer à Coopercocal porque sempre que precisei fui bem atendido. Acho muito importante a cooperativa vir até aqui, como está fazendo em outras comunidades também, para prestar contas de onde está indo o dinheiro investido pelos associados e manter essa proximidade", enfatizou.
Para o presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha, o sucesso dos encontros reforça a importância de estar próximo dos associados. "Esses momentos são fundamentais. A diretoria dirige, mas os associados que são o coração da Coopercocal. Foi muito gratificante ver a participação expressiva das comunidades de Urussanga, porque é nesse contato que conseguimos prestar contas, apresentar novidades e, principalmente, ouvir o que cada associado tem a dizer. Essa troca é o que faz a cooperativa crescer e se fortalecer."
Além de relembrar conquistas, os encontros também foram palco de anúncios para o futuro. Entre eles, novos projetos como a geração de energia fotovoltaica, a construção de um almoxarifado automatizado e a clínica Coopercocal Inclusiva, que vai atender cerca de 150 crianças autistas da área de atuação da cooperativa. Outro destaque foi a apresentação do projeto de um novo alimentador para Urussanga.
O engenheiro eletricista da Coopercocal, Estefano Luiz Costa, explicou a importância da novidade. "Atualmente nossa rede em Urussanga conta apenas com um alimentador. Se houver um acidente grave ou queda de árvore, toda a rede pode ficar sem energia. Com o novo projeto, teremos dois alimentadores, com tecnologia avançada e equipamentos inteligentes que se comunicam entre si. Se ocorrer um problema em um ponto, o sistema automaticamente isola e transfere para o outro lado, em menos de um segundo. O consumidor nem sente a falta de energia. Esse é um projeto que queremos trazer para garantir ainda mais confiabilidade ao sistema", explicou.
Os encontros em Urussanga mostraram a força da comunidade cooperativista, sempre participativa e envolvida nas decisões. Agora, o calendário da Coopercocal segue para os bairros de Cocal do Sul e para o São Simão, em Criciúma. O próximo encontro, será no Centro Comunitário da Vila Nova, em Cocal do Sul, no dia 03 de outubro, às 19h.
As fotos dos encontros e o calendário completo podem ser acessados no site coopercocal.com.br ou pelo link: https://abre.ai/coopercocal-data-fotos
Por Ana Paula Nesi