A conquista foi oficializada na terça-feira, 2, em reunião na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello e dos presidentes das cooperativas. O recurso faz parte da atualização da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica (PEACESC), que concede crédito presumido de ICMS para incentivar investimentos e modernizar o sistema elétrico catarinense.
Segundo Belha, a união das cooperativas foi determinante para essa conquista e o resultado vai reforçar os serviços prestados pela Coopercocal e pelas demais associadas da Fecoerusc. “Esse recurso vem ao encontro das necessidades das cooperativas e vai agilizar ainda mais os trabalhos. É uma grande conquista para todas as 22 cooperativas de infraestrutura, fruto do esforço conjunto e do diálogo constante com o governo. Queremos agradecer ao governador Jorginho Mello pela sensibilidade em apoiar o setor”, afirmou.
A medida integra o programa instituído pela Lei nº 18.847/2024, que prevê 20% de crédito presumido de ICMS para cooperativas e concessionárias de energia elétrica.