Home Informativo Notícias Associação Cocal Arte visita grupo EuroFios e abraça sustentabilidade com técnica do Macramê.
Associação Cocal Arte visita grupo EuroFios e abraça sustentabilidade com técnica do Macramê.

08/04/2024

Visita teve apoio da Coopercocal, grande incentivadora do Projeto Mulheres Artesãs.


Em um dia repleto de aprendizado e descobertas, as artesãs da Associação Cocal Arte imergiram no mundo encantador dos fios em uma visita realizada ao grupo EuroFios. Durante a visita, as alunas tiveram a oportunidade de mergulhar na história da empresa que há duas décadas investe em sustentabilidade e inovação. 

Com unidades em Ascurra e Blumenau o grupo Eurofios se destaca pelo compromisso em utilizar resíduos têxteis na fabricação de fios para barbantes 100% sustentáveis, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental. Com mais de 13 mil toneladas de resíduos têxteis processados anualmente a empresa adota práticas de coleta, classificação, recuperação e transformação dos materiais, demonstrando seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a promoção da economia circular.

A presidente da associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Mélo, comenta que a ideia de conhecer o grupo surgiu devido a participação em uma feira. “Em busca por novidades e projetos inovadores para nossas alunas participamos da feira Mega artesanal em São Paulo e lá tivemos o privilégio de conhecer os fios do grupo Eurofios. Com o incentivo da Coopercocal, levamos as alunas para conhecer a empresa, superando as nossas expectativas ao descobrir que todos os fios são feitos a partir de restos de tecidos das fábricas de cortes”, afirma. Para a professora artesã da Coopercocal, Elis Regina Dias Sangaletti, o dia foi marcado por uma experiência enriquecedora. “Foi um dia incrível de aprendizagem em que passamos com os diretores, colaboradores, que com muito profissionalismo e maestria nos recepcionaram. Certamente, a partir desta visita, teremos uma visão mais ampla da importância da utilização dos produtos na confecção das nossas peças, pois também buscamos trabalhar com peças voltadas a sustentabilidade e reciclagem dos matérias”, disse.

O Projeto Mulheres Artesãs é uma oficina da Associação Cocal Arte integralmente custeado pela Coopercocal, demonstrando o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento cultural e socioeconômico da comunidade. “Esta visita representou não apenas uma oportunidade de aprimoramento técnico, mas também um momento de inspiração e conscientização sobre a importância da sustentabilidade no universo do artesanato, só temos a agradecer a Coopercocal por todo o apoio recebido”,agradece a presidente.

Técnica aplicada: Macramê

O macramê, técnica que utiliza apenas as mãos para trançar e atar fios de diferentes espessuras, é o tema escolhido pela Associação Cocal Arte para o ano de 2024. “Além de estar alinhada às tendências atuais de artesanato e decoração, essa técnica é inclusiva, permitindo que qualquer pessoa, independente de habilidade prévia, possa se dedicar a ela. Nosso propósito é sempre trazer novidades e ensinar as alunas novas técnicas de aprendizado”, pontua Rita.


Danylla Zanette

Comunicação Coopercocal







COMPARTILHE:



Mais lidas
A Coopercocal deseja a todos um Feliz Natal…
20/12/2019
Coopercocal reduz reajuste de energia aprovado…
13/10/2020
Em reunião realizada em 06 de outubro a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou novo reajuste tarifário…
NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS COOPERCOCAL…
15/10/2019
A entrega foi realizada à crianças de 04 a 11 anos nas escolas pertencentes à sua área de atuação contemplando 2.000…