Com expressiva participação dos associados, a Cooperativa Energética Cocal do Sul (Coopercocal) realizou na noite desta sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO). O encontro aconteceu na sede recreativa da cooperativa, em Cocal do Sul, em terceira chamada, conforme prevê o estatuto.
Durante a assembleia, os associados analisaram e aprovaram temas importantes para o funcionamento e o futuro da Coopercocal. Entre os principais assuntos estiveram a prestação de contas do exercício de 2025, com apresentação do relatório de gestão, balanço patrimonial e demonstrativo das sobras apuradas. Também foram aprovadas a destinação das sobras, a fixação de pró-labore e cédula de presença para os conselhos, o plano de investimentos para 2026 e a aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES).
Um dos grandes destaques da noite foi a aprovação da destinação de parte das sobras de recursos para o Projeto Coopercocal Inclusiva, uma iniciativa de atendimento especializado e gratuito voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), filhas de associados do município. O projeto prevê a criação da Clínica Coopercocal Inclusiva – Atendimento Multidisciplinar, com acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, ampliando as ações de inclusão social da cooperativa.
Além das deliberações financeiras e sociais, a AGO também marcou o início oficial do processo eleitoral da Coopercocal. Durante a assembleia, foram apresentadas as chapas inscritas para a eleição dos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à Fecoerusc. Conforme edital, a votação acontece neste sábado, 24 de janeiro de 2026, das 8h às 16h, no Colégio Professor Padre Schuler, no Centro de Cocal do Sul.
Para a associada Daiane Cologni, a assembleia é um momento importante de participação. “É aqui que a gente fica sabendo como a cooperativa está sendo cuidada. A Coopercocal faz parte da nossa vida, por isso é importante participar”, destacou.
O presidente da Coopercocal, Altair Lorival de Mélo, o Belha, ressaltou a presença dos associados e o papel democrático da assembleia. “A participação da população mostra a confiança no trabalho da cooperativa. A Coopercocal é feita pelos associados e para os associados, e momentos como este fortalecem ainda mais essa união”, afirmou.