Home tipos de cooperativas existentes
tipos de cooperativas existentes

O modelo cooperativo tem sido usado para viabilizar negócios em vários campos de atuação. Para efeito de organização do Sistema Cooperativo elas estão organizadas por ramos conforme a área em que atuam.

O objetivo principal dessa classificação é facilitar a organização vertical das cooperativas em federações, confederações e centrais, tanto para sua organização política, como para viabilizar economia de escala e assim adquirir uma competitividade no mercado.

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB os ramos que se classificam as cooperativas brasileiras são as seguintes:



Cooperativas Agropecuárias: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas Agropecuárias:

Neste tipo de empreendimento, é possível atender toda a cadeia produtiva: cultivo, colheita, tratamento, beneficiamento, industrialização e comercialização dos produtos. Tais negócios tem como objetivo organizar, em comum e em maior escala, os serviços dos seus associados e reúnem, geralmente, agricultores, pecuaristas ou pescadores. As origens das primeiras organizações de cooperativas agropecuárias no Brasil datam de 1907. 

Cooperativas de Consumo: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Consumo:

Constituído por cooperativas de abastecimento cujas atividades a consistem em forma de estoques de bens de consumo e operam em negócios varejistas tais como farmácias, supermercados, postos de combustíveis e demais atividades como fornecedores de suprimentos e insumos (alimentos, roupas, medicamentos e outros artigos) para distribuição ao seu quadro social, em condições mais vantajosas de preço. A primeira cooperativa do mundo foi de consumo em 1844. E também no Brasil no ano de 1889.

Cooperativas de Crédito: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Crédito:

Constituído por cooperativas que reúnem poupanças de seus cooperados para benefício destes, realizando empréstimos aos mesmos a juros mais baixos que os praticados pelos bancos comerciais. Podem ser de crédito rural, quando atuam no setor agropecuário; e de crédito urbano, quando funcionam como crédito mútuo dentro de empresa ou de categorias profissionais. Estão sujeitas às normas do Sistema Financeiro Nacional e submetidas às regras do Banco Central do Brasil.  No Brasil, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 28 de dezembro de 1902.

Cooperativas Educacionais: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas Educacionais:

Congrega empreendimentos cooperativos que têm como objetivo a educação nas escolas, a fundação de estabelecimentos de ensino ou sua manutenção, idealizando a busca de um ensino de qualidade e da valorização do docente. Normalmente, seu quadro social é formado de professores e pais de alunos, neste caso, também denominadas de cooperativa escola; quando formadas apenas por alunos, são denominadas de cooperativa escolar. A primeira experiência brasileira e latino-americana foi iniciada em março de 1948.

Cooperativas Especiais: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas Especiais:

Composto por cooperativas constituídas por pessoas portadores de necessidades especiais, ou que precisam ser tuteladas, ou que se encontram em situação de desvantagem nos termos da Lei 9.867/1999. Não se incluem os deficientes que podem trabalhar livremente segundo suas aptidões e habilidades. O que demarca o direito de acesso às chamadas especiais é a condição de desvantagem, desde que atestada por documentação proveniente de órgãos da administração pública, ressalvando-se o direito à privacidade, conforme prevê a Lei.

Cooperativas Habitacionais: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas Habitacionais:

Constituído por cooperativas que visam proporcionar a seus cooperados a aquisição de moradia, abrangendo atividades de construção, manutenção e administração de conjuntos habitacionais e condomínios. A história desse ramo, no Brasil, tem início em 1920.

Cooperativas Minerais: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas Minerais:

São constituídas com a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos, matérias primas e minérios. Entre eles, estão, por exemplo: água mineral, calcário e cal, cerâmica e revestimento, cerâmica vermelha, joias como ouro e diamante, gessos, rochas e minerais pegmatitos, rochas ornamentais, utilizados em adornos, a exemplo dos mármores e granitos. As primeiras cooperativas da história surgiram no Brasil a partir de 1960.

Cooperativas de Produção: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Produção:

Constituído por cooperativas em que os meios de produção, explorados pelos associados, pertencem à cooperativa, gerando, criando ou fabricando bens. Os associados organizam e participam de todo o processo administrativo, técnico e operacional da cooperativa, utilizando meios de produção que são de propriedade coletiva. Tais empreendimento são regidos pela Lei nº 12.690/2012. As primeiras cooperativas de produção no país surgiram a partir de 1970.

Cooperativas de Infraestrutura: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Infraestrutura:

Atuam na oferta de serviços de interesse público, tais como mecanização, limpeza, eletrificação e telefonia rural. As cooperativas de eletrificação rural, podem construir usinas para geração própria, o que implica a construção de linhas de distribuição, construção de barragens geradoras e sistemas de irrigação de infraestrutura. Outra possibilidade consiste na autorização para prestar esses serviços por meio da compra de energia das concessionárias ou permissionárias como é o caso da Coopercocal. A primeira cooperativa foi criada em 1941 no distrito de José Bonifácio, município de Erechim/RS.

Cooperativas de Trabalho: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Trabalho:

Constituído por cooperativas cujo quadro social é formado por diversos tipos de profissionais que prestam serviços a terceiros. É o segmento que mais cresce atualmente. A legislação que rege este tipo de cooperativa é a Lei nº12.690/2012. Profissionais de diferentes áreas tem se unido a fim de constituir cooperativas de trabalho, tais como artesãos, trabalhadores de construção civil, catadores de materiais reaproveitáveis, profissionais que realizam limpeza e manutenção de edifícios e condomínios, escritores, artistas, consultores etc. Os registros apontam que a primeira cooperativa constituída foi em 1938.

Cooperativas de Saúde: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Saúde:

São voltadas à promoção da saúde humana e têm possibilitado união e atuação plena dos profissionais da área. Elas também beneficiam a população com a oferta de clínicas, hospitais, planos de saúde e outros serviços. A primeira cooperativa de saúde no mundo é brasileira e nasceu em São Paulo em 1967.

Cooperativas de Transporte: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Transporte:

Atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros possuindo gestões específicas em suas várias modalidades: transporte individual de passageiros (táxi e moto táxi); transporte coletivo de passageiros (vans, ônibus); transporte de cargas (caminhão, motocicletas, furgões); e escolares (vans e ônibus). As cooperativas de transportes terrestre dever observar as regras da ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre.

Cooperativas de Turismo e Lazer: - tipos de cooperativas existentes - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul
Cooperativas de Turismo e Lazer:

Oferecem serviços de entretenimento, esportes, artes, eventos, hotelaria, viagens nacionais e internacionais, entre outros. Possibilitam também a organização de trabalhadores para prestar atendimento a turistas, por exemplo, possuindo em seus quadros de associados, proprietários de hotéis e pousadas, agentes de turismo, guias e demais profissionais que se integram de forma organizada e planejada.


Fonte: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO e ORGANIZAÇÕES DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Fundamentos do cooperativismo. Série: cooperativismo. Brasília. 2017.

AVISO DE COOKIES
A Coopercocal utiliza cookies em seu portal para melhorar a sua experiência no site, os quais são armazenados apenas em caráter temporário. Ao continuar navegando você concorda com esse monitoramento.

Política de Pricidade e Temos de Uso


ACEITO