Home cooperativismo Símbolos
Símbolos

O movimento cooperativista é plenamente articulado à doutrina e à identidade que lhes são peculiares. Assim sendo, possui símbolo representativo e data comemorativa.

No Brasil, algumas instituições e cooperativas utilizam os pinheiros como símbolo de representação do cooperativismo, Dois pinheiros simbolizam a união e a coesão. Já o círculo, a eternização – não tem começo, nem fim. O verde escuro dos pinheiros demonstra o princípio vital da natureza. O amarelo, o sol – fonte permanente de energia e calor.

Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), não existe uma única linguagem visual da cooperação ou imagens, que possa ser reconhecida em todas as regiões ou países. Nos diferentes países, a cooperação está associada a vários símbolos, por exemplo, dois pinheiros, um arco-íris, duas mãos unidade ou um amanhecer.

O símbolo do cooperativismo brasileiro é constituído por:

Dia Internacional do Cooperativismo

Em 1923, em um congresso da Aliança Cooperativa internacional – ACI, foi instituído o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, desde então, no primeiro sábado do mês de julho de cada ano.

Fonte: Fundamentos do cooperativismo – série cooperativismo – SESCOOP. Brasília.

AVISO DE COOKIES
A Coopercocal utiliza cookies em seu portal para melhorar a sua experiência no site, os quais são armazenados apenas em caráter temporário. Ao continuar navegando você concorda com esse monitoramento.

Política de Pricidade e Temos de Uso


ACEITO