Home cooperativismo Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo
Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo

As cooperativas singulares, centrais/federações e confederações são registradas, representadas por um sistema cooperativista nacional e internacional, que as assessora, com o objetivo de fortalecer e ampliar os negócios que o compõem.


Aliança Cooperativa Internacional – ACI:
Aliança Cooperativa Internacional – ACI: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

É a maior organização de defesa da identidade cooperativista. Foi fundada na Inglaterra, em 09 de agosto de 1895, e atualmente tem sede em Bruxelas, na Bélgica. Sua função é disseminar os princípios, integrar, representar e prestar apoio ao movimento cooperativista.

ACI Américas:
ACI Américas: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

Em todos os lugares onde atua, a ACI conta com uma estrutura própria, Conselho de Administração e Direção Regional. Com sede em San José, capital da Costa Rica, é a nossa representação continental.

Sistema OCB:
Sistema OCB: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

A Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, a Confederação das Cooperativas – CNCoop e o Serviços Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP compõem o Sistema OCB. Integrados, representam e definem estratégias para consolidar e elevar o cooperativismo brasileiro à excelência.

OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras:
OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

A organização é um centro de inteligência estratégica, responsável pela representação e defesa do sistema em todas as instâncias políticas e institucionais no Brasil e no Exterior. Trata-se de uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com neutralidade política e religiosa. Foi fundada em 1969 e, desde então, está estruturada para promover uma governança democrática e transparente. São 26 organizações estaduais, além daquela que representa o Distrito Federal.


A OCB visa à promoção de um ambiente favorável para o fortalecimento das cooperativas brasileiras, pautando sua atuação na convicção de que o cooperativismo é um caminho para o desenvolvimento econômico e social, viabilizador de um futuro mais ético e sustentável.

SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo:
SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

O braço de aprendizagem do cooperativismo nasceu em 1998, com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento do sistema cooperativista, utilizando-se de estratégias e ações de monitoramento, formação profissional e promoção social.

Está presente em todo o país, sendo composto pela unidade nacional, pelas 26 unidades estaduais mais a unidade distrital. Orienta e acompanha as cooperativas, primando pela preservação da doutrina cooperativista. Disponibiliza programas voltados à melhoria da gestão, em conformidade com a legislação.

A promoção social prioriza a integração e o bem-estar dos associados, de seus familiares e dos trabalhadores em cooperativas. Por meio de ações e programas, contribui para diagnosticar e propor atividades que tornem o ambiente mais agradável e proporcionem qualidade de vida e felicidade para as pessoas.

CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas:
CNCOOP – Confederação Nacional das Cooperativas: - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

É o órgão de representação sindical patronal das cooperativas. Tem por missão a defesa dos direitos e interesses, individuais ou coletivos, da categoria econômica do setor, no âmbito administrativo, extrajudicial e judicial, em todo o território nacional.

OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina:
OCESC – Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina:  - Órgãos de representatividade no Brasil e no mundo - Coopercocal - Cooperativa Elétrica de Cocal do Sul

Constituída em 28 de agosto de 1971, passou a representar efetivamente o Sistema Cooperativo Catarinense, para a criação e registro de cooperativas singulares, centrais e federações, já encarregando-se gradativamente dos serviços anteriormente a cargo de órgãos governamentais, coordenando o encaminhamento da documentação correspondente à OCB, aos órgãos normativos estatais e à Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - JUCESC. 


Fonte: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO e ORGANIZAÇÕES DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Fundamentos do cooperativismo. Série: cooperativismo. Brasília. 2017.


AVISO DE COOKIES
A Coopercocal utiliza cookies em seu portal para melhorar a sua experiência no site, os quais são armazenados apenas em caráter temporário. Ao continuar navegando você concorda com esse monitoramento.

Política de Pricidade e Temos de Uso


ACEITO