Home cooperativismo o que é cooperativa?
o que é cooperativa?

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. São organizações de pessoas e não de capitais, pois embora realizem movimentação de mercado, não visam ao lucro, mas ao avanço econômico e social dos seus cooperados.

Um dos maiores defensores do cooperativismo na história mundial foi o intelectual britânico George Jacob Holyoake. Ele defendeu, em seu livro “Os 28 tecelões de Rochdale”, que os empreendimentos cooperativos ajudavam a organizar a distribuição de riqueza, não prejudicavam a fortuna, não molestavam o Estado, nada tinham de secreto, não ambicionam honrarias nem pediam privilégios, não temiam a concorrência, mas a queriam honesta. Eram contra os monopólios, sublimavam a responsabilidade e a participação de todos na construção do progresso.

No Brasil, as cooperativas são regidas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Com o slogan “Cooperativas constroem um mundo melhor”, a proposta da ONU é promover maior conscientização sobre a importância de tais negócios para a sociedade e encorajar iniciativas para seu fortalecimento.

Fonte: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO e ORGANIZAÇÕES DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS. Fundamentos do cooperativismo. Série: cooperativismo. Brasília. 2017.

AVISO DE COOKIES
A Coopercocal utiliza cookies em seu portal para melhorar a sua experiência no site, os quais são armazenados apenas em caráter temporário. Ao continuar navegando você concorda com esse monitoramento.

Política de Pricidade e Temos de Uso


ACEITO