Home Informativo Notícias Das mãos das artesãs a beleza da decoração de páscoa da Coopercocal
Das mãos das artesãs a beleza da decoração de páscoa da Coopercocal

18/03/2021

No dia 19 de março, comemora-se o dia do artesão e a Coopercocal também tem muito a comemorar neste dia, pois abraçou um projeto que vem fazendo a diferença na vida de muitas mulheres de sua área de atuação. Costurando, bordando, pintando ou ensinando, as mãos que produzem o artesanato no ateliê da Coopercocal, criam muito mais que beleza. Nos detalhes de cada peça produzida, tradições e costumes são retratados e eternizados.

O projeto Mulheres Artesãs além de oferecer mais oportunidades para as famílias associadas através da geração de sua própria renda, também incentiva o resgate à cultura do artesanato. “Muitas das mulheres que fazem a inscrição para participar do curso, são mulheres que possuem o dom do trabalho manual mas talvez, por falta de oportunidade não desenvolviam a habilidade. Aprendendo as técnicas de nossa artesã Elis Regina, são criadas pelas mãos dessas mulheres as mais variadas peças, refletindo a identidade de cada aluna, o que é mais valioso, destaca a presidente da Associação Cocal Arte e mentora do projeto Rita de Cássia Mendes Melo.

Desde a sua criação aproximadamente 380 mulheres já passaram pelo ateliê recebendo capacitação. Atualmente as aulas estão suspensas devido a pandemia, mas o ateliê não para de produzir, como pode ser visto no hall de entrada da cooperativa. Coelhos, cenoura e ovos coloridos compõem a decoração, para anunciar que a Páscoa se aproxima, remetendo a mensagem de esperança.  “Preparamos um cenário colorido, planejado para lembrar que existe um mundo de encantos, cores e vida nos esperando quando tudo isso passar, e é isso que o artesanato representa, além da inclusão social, a esperança de que fazendo as coisas com amor, dias melhores virão ”, reflete Rita.


Danylla Zanette

Assessora de comunicação 

DOWNLOAD DO INFORMATIVO






COMPARTILHE:



Mais lidas
A Coopercocal deseja a todos um Feliz Natal…
20/12/2019
Coopercocal reduz reajuste de energia aprovado…
13/10/2020
Em reunião realizada em 06 de outubro a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou novo reajuste tarifário…
NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS COOPERCOCAL…
15/10/2019
A entrega foi realizada à crianças de 04 a 11 anos nas escolas pertencentes à sua área de atuação contemplando 2.000…