Home Informativo Notícias Bandeira em setembro permanece vermelha patamar 1
Bandeira em setembro permanece vermelha patamar 1

02/09/2019

A bandeira tarifária em setembro de 2019 será vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica. Esse cenário requer a manutenção de parcela relevante da oferta de energia sendo atendida por meio de acionamento do parque termelétrico, influenciando o valor do preço da energia (PLD) e sua repercussão sobre os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada..

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.


Fonte: http://www.aneel.gov.br/






COMPARTILHE:



Mais lidas
ANEEL DIVULGA MUNICÍPIOS PARTICIPANTES…
22/07/2019
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresenta os municípios que participarão da 20ª edição da pesquisa…
Horário de carnaval coopercocal
26/02/2019
A Coopercocal comunica a seus associados e consumidores que nos dias 04 e 05/03/2019 (segunda e terça de carnaval) a sede…
PALESTRA SHOW "JUNTOS SOMOS MAIS FORTES,…
01/07/2019
Em contagem regressiva para o grande dia, será nesta quarta-feira 03/07, a palestra show "Juntos somos mais Fortes" com…