Home Informativo Notícias Mulheres Artesãs da Coopercocal turma 2020 iniciam atividades
Mulheres Artesãs da Coopercocal turma 2020 iniciam atividades

10/03/2020

Coopercocal promove encontro de abertura do curso que atingirá aproximadamente 150 mulheres durante 09 meses de aprendizado.


O auditório da Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal ficou pequeno para acomodar as 150 mulheres inscritas para o curso de artesanato do projeto Mulheres Artesãs. O evento aconteceu segunda-feira (09/03) com a finalidade de informar as participantes quanto ao objetivo do curso, as diretrizes, metodologia e entrega dos uniformes. Além disso cada uma recebeu um kit costura alusivo ao dia Internacional da Mulher comemorado domingo.

Durante apresentação a presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia Mendes Melo, mentora do projeto, afirmou a felicidade de ver a quantidade de mulheres inscritas para o curso e fez um agradecimento especial a diretoria da Coopercocal pelo incentivo. “Nosso principal objetivo é ensinar, queremos que as mulheres saiam daqui aprendendo a fazer artesanato. Temos a artesã Elis Regina, uma professora altamente qualificada que contará com a ajuda de mais duas assistentes. Com o novo espaço conseguimos dobrar o número de vagas, e o que nos deixa mais felizes é que conseguimos preencher as vagas rapidinho. Temos participantes de várias localidades, como São Simão, Belvedere, Rio Molha, Rio América dentre tantas outras. Quero fazer um agradecimento especial ao presidente Altair Lorival de Melo, vice-presidente Antonio Costa e toda a diretoria pelo apoio ao nosso projeto, sem a Coopercocal nada disso seria possível”, discursou.

A presidente ainda explicou que foram fechadas turmas a tarde e a noite com o intuito de dar oportunidade as mulheres que trabalham durante o dia, e o grande diferencial deste ano foi a abertura de vagas para meninas adolescentes, “Queremos resgatar a cultura do artesanato que está se apagando ao longo dos anos. Antigamente quase todas as meninas sabiam costurar, hoje se bobear nem sabem o que é uma agulha. Tirar essas meninas do meio digital e fazer com que pratiquem uma nova habilidade é a nossa intenção”, salientou Rita.

A dona de casa Marizilda Anphilóquio Cittadin da localidade de Rio América está ansiosa para o início das aulas “Sempre ouvi falar muito bem do curso e gosto muito de fazer trabalhos manuais. Já vi exposições da associação, acho o trabalho lindo, e não vejo a hora de aprender a fazer também, afirmou.

Já a moradora do bairro Horizonte Maria Aparecida Barbosa Candiotto está participando pelo segundo ano consecutivo “Me inscrevi novamente no curso porque é maravilhoso, vale muito a pena participar. Aprendi muita coisa boa e quero aprender cada vez mais. Este é um curso que a gente espera que chegue logo o dia da aula. É um ambiente espetacular que faz muito bem para o corpo e para a mente, argumentou.

Sobre o projeto

O projeto Mulheres Artesãs é uma oficina incorporada pela Associação Cocal Arte constituída por 30 associadas. Com o apoio da Coopercocal oferece curso de artesanato totalmente gratuito. Este é o quarto ano de projeto e tem como objetivo trabalhar a arte e o artesanato como recursos que possam trazer mudanças positivas na vida das mulheres, despertando a criatividade e a inovação. Estimular o trabalho artesanal como fonte de renda para as famílias e estimular os processos de cidadania e organização social, comprometendo-se com a sustentabilidade e a valorização da vida em comunidade. O curso terá duração de 09 meses.

Danylla Zanette

Assessora de comunicação

 






COMPARTILHE:



Mais lidas
A Coopercocal deseja a todos um Feliz Natal…
20/12/2019
Coopercocal reduz reajuste de energia aprovado…
13/10/2020
Em reunião realizada em 06 de outubro a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou novo reajuste tarifário…
NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS COOPERCOCAL…
15/10/2019
A entrega foi realizada à crianças de 04 a 11 anos nas escolas pertencentes à sua área de atuação contemplando 2.000…