Home Informativo Notícias Mulheres Artesãs da Coopercocal ganham novo ateliê
Mulheres Artesãs da Coopercocal ganham novo ateliê

28/10/2019

Inaugurado na última sexta-feira (25/10), o novo espaço irá proporcionar maior capacidade de alunas.

Sucesso tem a ver com a diferença que se faz na vida das pessoas e a COOPERCOCAL vem trabalhando dia após dia para transformar a vida de seus associados e consumidores. Há três anos desenvolveu o projeto Mulheres Artesãs e desde então vem escrevendo grandes histórias na vida de mulheres que fazem do artesanato uma fonte de amor.

Na noite da última sexta-feira (25) a Coopercocal escreveu mais uma capítulo nessa história com a inauguração do novo Ateliê de Artesanato. A estrutura foi apresentada em uma cerimônia para autoridades e convidados.

O primeiro a falar, o vice-presidente Antonio Costa, agradeceu a presença de todos e enfatizou o orgulho de representar toda a diretoria e principalmente por estarem promovendo grandes projetos sociais nesses seis anos de gestão.

O presidente Altair Lorival de Melo, anfitrião da noite, destacou a importância deste momento. “Cooperativa não é apenas distribuir energia, e sim fazer um algo a mais. O projeto Mulheres Artesãs tem transformado a vida de muitas mulheres, algumas para gerar uma renda extra, outras para sair de sua zona de conforto e aprender algo novo. O que mais me encanta no artesanato é que as peças são feitas com amor, e este novo espaço irá proporcionar maior comodidade para a produção” discursou.

O presidente também agradeceu as pessoas presentes em especial sua esposa Rita de Cássia Mendes Melo mentora do projeto e presidente da Associação Cocal Arte que tanto se empenhou para que tudo isto estivesse acontecendo.

Na ocasião foram apresentados vídeos com depoimentos de várias mulheres que passaram pelo curso além de uma linda homenagem para a mentora do projeto. Em seguida da benção, houve o descerramento da placa e todos os convidados puderam conhecer a nova instalação.

O ateliê está localizado aos fundos da sede administrativa da Coopercocal e possui uma área total de 292 m² que se divide em uma ampla sala de aula com máquinas e equipamentos para produção das atividades, depósito, almoxarifado e cozinha para confraternização das turmas, chamando a atenção para a sofisticação e organização.

A estrutura irá proporcionar maior capacidade de alunas permitindo abrir espaço para mais turmas, inclusive no período noturno. Haverá mais máquinas de costura, facilitando a diversificação dos trabalhos além de um espaço exclusivo para exposição das peças.

Sobre o projeto

Iniciado em 2017 o projeto Social “Grupo de Mulheres Artesãs”, tem como principal objetivo o envolvimento da comunidade na produção artesanal de peças utilitárias, oferecendo mais oportunidades para as famílias dos associados e consumidores da área de atuação da Coopercocal.

O retorno foi tão positivo que houve a idéia de ser criada uma associação de artesãos a fim de formalizar e valorizar ainda mais o trabalho artesanal.  Fundada em 03 de abril de 2018 a associação dos Artesãos de Cocal do Sul – COCAL ARTE, como é denominada é uma associação sem fins econômicos e sem finalidade lucrativa, com personalidade jurídica própria e com uma diretoria atuante.  

A Associação mantém duas oficinas especiais:

·         A primeira se trata do “Grupo Mulheres Artesãs”, que oferta curso de artesanato gratuito onde técnicas manuais de produção são ensinadas para o uso utilitário, despertando o interesse de produção para a diversificação da renda familiar das participantes.

·         A segunda oficina “Bercinho de Anjo” trata-se de uma oficina onde são produzidos kits berço/kits para bebês. Produzidos para aprendizado, diversificação da renda e também doação às famílias menos favorecidas.

Nesses três anos de história, o projeto Mulheres Artesãs contribuiu em vários aspectos com diversas famílias, seja no pessoal, econômico ou social. Mais de 200 mulheres passaram pelas oficinas e agora com esse novo espaço, esse número só tende a crescer.

Além das oficinas, a Associação também participa durante o ano de várias feiras e exposições artesanais pela região, com o objetivo de destacar o quão valioso é o trabalho desenvolvido artesanalmente, não pelo valor em dinheiro, mas sim pelo valor emocional despertado em quem produziu.

A presidente da Associação Cocal Arte, Rita de Cássia contou como tudo isso aconteceu “A idéia deste projeto surgiu quando comecei a fazer visitas nos grupos de mães levando o curso de cultivo de orquídeas, neste momento percebi a deficiência que as mulheres tinham nos seus encontros, e foi aí que pensei, porque não despertar o interesse dessas mulheres para a confecção de um artesanato mais sofisticado ao invés de elas apenas bordarem e pintarem toalhas. O início foi bem difícil, não tínhamos recurso, dependíamos de doações e utilizávamos muitos produtos recicláveis, utilizamos até hoje. Graças a Coopercocal que abraçou esta causa, o sonho de transformar a vida dessas mulheres se tornou realidade. Só me resta a agradecer em nome de todas as associadas da Associação Cocal Arte por este espaço que estamos recebendo”, declarou.

“Neste novo espaço vamos conseguir abrir mais turmas, e já estamos pensando em um novo projeto para trabalhar com adolescentes, com o intuito de não se perder a tradição do trabalho feito à mão”, complementou Rita.

Em seu discurso a mentora também chamou a atenção para as autoridades presentes ”É muito prazeroso saber que muitas dessas mulheres que passaram pelo curso estão dando continuidade no que aprenderam produzindo suas próprias peças, nas novas amizades conquistadas, melhorando em muitos casos a saúde mental e intelectual. Que este projeto sirva de exemplo para outras cooperativas e órgãos públicos da região, pois o artesanato toca e muda a vida das pessoas,”, enfatizou.


Danylla Zanette

Assessoria de comunicação


Mais fotos você confere no www.baladabiz.com



 

 

 

 






COMPARTILHE:



Mais lidas
A Coopercocal deseja a todos um Feliz Natal…
20/12/2019
Coopercocal reduz reajuste de energia aprovado…
13/10/2020
Em reunião realizada em 06 de outubro a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), aprovou novo reajuste tarifário…
NA SEMANA DO DIA DAS CRIANÇAS COOPERCOCAL…
15/10/2019
A entrega foi realizada à crianças de 04 a 11 anos nas escolas pertencentes à sua área de atuação contemplando 2.000…